fbpx

Empreendeduca

Como Contratar Funcionário de Forma Mais Fácil em 6 Passos

Depoimentos sobre a Terapia de Negócio

Saiba como contratar um funcionário de uma forma simples e prática, usando apenas seis passos. É possível conseguir em 1 semana.

Contratar um funcionário é um investimento que você está fazendo, mas se isso for feito de forma errada, não tiver uma dedicação, a chance de dar errado é muito grande e é prejuízo na certa.

Então esse passo a passo aqui vai aumentar e muito a chance sua de uma contratação boa e efetiva. Eu já apliquei em várias empresas que eu atendo consultoria e o resultado dele foi muito positivo, chegando a 92% de assertividade.

Método PARSEC para contratar um funcionário

É o seguinte, eu vou dividir em seis etapas e eu chamei essas etapas de PARSEC. Isso mesmo! Vem de Pré-anúncio, Anúncio, Recrutamento, Seleção, Entrevista e Contratação.

Como contratar um funcionário em 6 passos
Como contratar um funcionário em 6 passos

1. Pré-anúncio

O primeiro passo aqui é o pré-anúncio. Você tem que responder a seguinte pergunta que eu vou te fazer agora: Pra que você vai contratar esse funcionário?

Você não pode me responder que é pra eu trabalhar aqui comigo. Isso é muito genérico. Você tem que ser muito mais específico no que essa pessoa vai fazer.

Então você precisa parar um momento de qualidade, que talvez seja agora vendo esse vídeo, e listar tudo que esse funcionário vai fazer e tudo que esse funcionário não vai fazer. Pra quando você for pra outra etapa, você saber o que você vai perguntar, quem você vai descartar, quem você vai escolher, se essa atividade pode ser feita de home office, se ela precisa estar presencialmente 100% do tempo, ou se ela pode ter dias que ela vai trabalhar em casa ou na sua empresa, o chamado híbrido. Se o local onde ela mora é um fator determinante para a escolha dessa pessoa.

Habilidades Comportamentais para contratar um funcionário

E lista também algumas habilidades comportamentais. É bem importante entender que não é só o conhecimento técnico ou a experiência da pessoa que faz diferença na escolha de um profissional, mas as suas habilidades no ambiente que ela trabalha ou que ela já viveu.

E só pra citar alguns exemplos aqui, proatividade, trabalho em equipe, capacidade de liderança, se a funcionalidade precisar disso, e por aí vai. Agora, tem algumas coisas que eu acho que não faz o menor sentido colocar numa oportunidade de trabalho, num anúncio de uma vaga, e tem muita gente também que coloca no currículo, que eu já vi várias vezes e vejo muito até hoje, que são Pontualidade, respeito, educação. Isso não é uma característica diferenciada das pessoas.

2. Anúncio

Agora que a gente terminou o pré-anúncio, vamos para a parte dois, que é o anúncio, ou seja, compilar essas informações que você acabou de levantar, que você acabou de alinhar, as expectativas suas, do que você quer, anunciando de forma organizada pra atrair candidatos pra sua vaga. Não dá pra você pegar e jogar pro céu falando que você quer um candidato pra vaga X e não organizar essa informação de forma atraente pra que traga bons candidatos. Isso é praticamente uma venda, né? Onde você vende uma oportunidade e a pessoa compra.

É um acordo, né? Onde você vai ofertar e a pessoa vai gostar e vai se inscrever. Então tem que ser de forma atraente pra que você traga pessoas interessadas na sua oferta de trabalho. Isso pode ser com uma arte, com um textozinho bem organizado.

Isso pode ter um texto bem elaborado, resumindo até os detalhes do que você fez. Você não precisa escrever totalmente os detalhes que estão aqui. Se for muita coisa que você colocou nessa lista aqui, agora que a gente fez, você vai enxugar e vai colocar só as principais funções.

3. Recrutamento

Agora vamos para a parte 3, que é a parte de recrutamento. Você vai fazer o anúncio e você vai começar a receber esses currículos, essas intenções de pessoas para trabalhar na sua empresa. O primeiro passo nessa parte de recrutamento é saber onde você vai anunciar essa vaga.

Pode ser em sites especializados, pode ser que na sua região que tenham organizações, prefeituras, o governo do estado ou outros órgãos, instituições que anunciam gratuitamente vagas de trabalho. Faça o cadastro lá e anuncie a sua vaga. Outros sites de emprego também são vários, mas muitas vezes deles são pagos, tá? Você pode usar o LinkedIn também, se a sua funcionalidade, se o seu cargo, a pessoa que você procura tem um perfil que vai ser encontrado no LinkedIn, você pode ofertá-la também.

Mas é possível fazer, na grande maioria dos cargos do que você precisa, em sites gratuitos como esse que eu falei. Agora, o mais importante nessa fase de recrutamento é o seguinte, não só o site onde você anuncia, mas como você vai fazer o filtro. E essa é a dica de ouro que eu dou aqui nessa sequência que vai otimizar o processo para você.

REGRA IMPORTANTE PARA FACILITAR A CONTRAÇÃO DE FUNCIONÁRIO

A primeira regra é receba currículos somente por e-mail. Poxa Arthur, mas não pode me mandar por WhatsApp? Mas será que vai acontecer? você vai acabar se enrolando, porque você vai começar a receber um monte de currículo, de vários contatos, de várias pessoas, e para você organizar e separar isso vai ser muito mais difícil. Então o que você vai fazer? Só receba currículos por e-mail.

Segunda regra, a pessoa precisa colocar no assunto o nome da vaga. Tem que colocar no assunto exatamente isso. E você vai dar essa informação no anúncio.

Somente aceitamos currículos por e-mail com o assunto X para o e-mail tal. Anexe o currículo Junto, que essa é a outra regra. Agora, por que só receber currículos por e-mail? Vai ficar muito mais fácil de você selecionar os candidatos.

4. Seleção

Vamos agora entrar no quarto passo, que é a seleção. Bem, de verdade, você já começou antes até, né? Porque você fez o anúncio da vaga com uma condição.

Então, a seleção já aconteceu quando a pessoa não manda no padrão. Se ela não mandou com o assunto e com o currículo anexo em PDF, você já separa. Pra quê? Pra você focar naquelas pessoas que mandaram corretamente o e-mail.

A chance dessa pessoa ser um bom candidato é maior do que a que não mandou. Concorda comigo? A segunda etapa da seleção é o seguinte. Você vai olhar esses currículos que você já selecionou e, desse que você achou mais interessante, vai criar um formulário com perguntas sobre comportamentos dessa pessoa, que não tem nada a ver com o técnico, não tem nada a ver com a experiência profissional em si, o detalhe técnico em si, Mas você vai fazer algumas perguntas onde você vai conhecer mais essa pessoa.

Como o Formulário de Perguntas para Contratação de Funcionário ajuda!

E vou te dizer, todos os processos que eu fiz até hoje nas empresas de consultoria que eu atendo e as pessoas também que fizeram, esse formulário traz muito mais clareza sobre quem é esse candidato. Porque é nesse formulário que ele vai preencher informações pessoais do tipo o que você gosta de fazer fora do horário de trabalho, perguntas que você vai entender quem é essa pessoa de fato antes de trazer pra entrevista. Então nesse momento você já consegue entender um pouco se ela tá falando a verdade no currículo ou não.

Já peguei muitas coisas assim, coisas que ela coloca no currículo e quando ela escreve não bate, sabe? A pessoa escreve uma coisa ali, lá no currículo tá outra e você… não tá batendo o que ela falou aqui, não me parece a mesma coisa. E como é que é esse formulário, Arthur? Google Forms.

Simples assim. Você vai pegar no Google Forms, vai clicar lá, Vai criar um novo formulário e você vai ter as perguntas, e todas as perguntas que as pessoas responderem vai cair numa planilha online. Então fica fácil de você ver todo mundo junto, agrupado, até pra comparar também.

5. Entrevista

Quinto e penúltimo passo, que é a entrevista. Eu recomendo sempre, todos os atendimentos que eu faço, para que não faça a primeira entrevista presencial. faça online e essa é outra dica importante porque que você vai perder um tempo com muitas pessoas para você ver se esse currículo vale a pena não mas faz uma entrevista online faz aquele momento de no máximo 30 minutos é suficiente 30 minutos para você poder bater um papo com a pessoa deixa ela contar perguntar algumas coisas que você viu lá no formulário que ela preencheu.

Você pode até ver que em algum momento a pessoa pode entrar em conflito de informação, que ela fala uma coisa e depois é outra. Essa online, você vai poupar tempo, você vai evitar que a pessoa se desloque até você. Daqui a pouco você vai falar assim, poxa, não te escolhi. Então, olha que transtorno que você causa pra pessoa e até pra você também de tomar seu tempo, né? Aproveita isso, a tecnologia, pra você fazer isso de forma prática.

É necessário fazer a entrevista presencial ou só a online basta?

Bem, fez a entrevista online, legal, você selecionou algumas pessoas, você já tem uma proximidade muito grande de todo aquele filtro de currículos que você recebeu, você já está muito perto de uma pessoa bem selecionada para a sua vaga. Tem muita gente que quer presencial às vezes, tá? Eu, muitas vezes, eu não preciso ir para a final porque a própria entrevista já me deu tanto insumo, com formulário, a pessoa já cumpriu as etapas que a online já me resolve.

Mas, algumas vezes, dependendo do caso, é necessário, tá? Então avalie o seu cenário e finalize a sua entrevista. E vamos para a sexta e última etapa desse nosso processo, desse passo a passo aqui, que é a contratação. Então não basta você chegar e ligar para a pessoa e falar assim, ó, tá bom, eu te escolhi, muito obrigado, pode vir e tal.

6. Contratação do funcionário

Agora, não terminou aqui, não acabou aqui, você tem a próxima etapa que é contratar o funcionário de FATO.

Você precisa saber com o seu contador que documentos essa pessoa precisa pra entregar pra você ou pra contabilidade, pra de fato saber que dia que ela pode começar. Agora, eu peço também que você ligue para todas as outras pessoas que também não foram escolhidas para a vaga. Agradece pela participação e que você optou por selecionar para outra pessoa, mas que o seu currículo vai ficar aqui guardado na empresa para outras oportunidades.

Então, de fato, você tem esses currículos para outras oportunidades. Está lá no e-mail com o assunto programadinho, como você fez. Por isso que é tão importante você ter lá colocado isso no anúncio.

Não esqueça de aproveitar o contrato de experiência

Então, essa pessoa pode começar ali, tá no prazo de experiência e ela não querer continuar. O que você vai fazer? Você vai pegar o formulário, os cursos que você já fez, e vai chamar a pessoa que você selecionou na sequência, segunda, terceira, quarta ou quinta colocada nessa seleção. Então veja que você já está preparado para uma ação rápida para você contornar caso haja alguma desistência do funcionário ou pedido de demissão. Enfim, você já tem um banco para você agir rapidamente caso precise contratar funcionário novamente.

Bem, chegamos até aqui, então a gente acabou de cumprir o PARSEC. Pré-anúncio, anúncio, recrutamento, seleção, entrevista e contratação. Segue esse passo a passo e você vai ter muito mais chances de ter a pessoa escolhida certamente, diminuindo os erros, facilitando o seu processo para contratar um funcionário.

Você pode ler este conteúdo ou assistir o vídeo completo no Canal da Empreendeduca no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=j3yRNRpH4SI

Link para o Modelo de Formulário para você baixar e usar na sua empresa para contratar funcionário:
https://docs.google.com/forms/d/1hWoqOldYsSNlXGO22r7oVZ9jdJcRmuSrgUV5YLlSpr4/copy

Veja também este post:
https://empreendeduca.com.br/como-escolher-a-impressora-ideal-para-a-sua-micro-ou-pequena-empresa/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *